sábado, 23 de julho de 2011

facts

hoje decidi dar especial atenção a um programa, o "alta definição". sempre gostei do que este programa transmite, sempre achei interessante a forma como as pessoas se deixam levar pelas perguntas, como conseguem ser sinceras e por vezes desabafar e dizer os que lhe vai na alma e no coração como se as câmaras não existissem, e um dia hei-de pedir a alguém para fantasiar esse programa comigo *
adiante... há bastante tempo que não o via, mas hoje algo me disse para perder um pouco de tempo com ele, tempo bem perdido tenho a dizer, pelas seguintes palavras que a actriz Dânia Neto pronunciou (http://www.youtube.com/watch?v=PpXpyL-eC8M - do 1min36 até aos 3min18).

“Com mágoas resolvidas ou ainda por resolver?"

"é uma pergunta difícil essa (…) acho que ainda há muita coisa por resolver, que às vezes nos marca e fica dentro de nós. Há momentos em que dizemos sim, que ultrapassamos, que não vamos mais pensar naquilo, mas, eu acho que quando nós nos negamos a viver uma situação porque nos magoa muito e porque na altura nós dizemos que somos fortes e que conseguimos ultrapassar, esse sentimento ou essa angustia ou esse passado, persegue-nos e vem atrás de nós, porque nós temos de viver as coisas e temos de saber, ou perdoar… temos de viver aquele momento! Não podemos estar sempre a passar por cima das coisas, porque elas mais tarde ou mais cedo rebentam dentro de nós."

"Quando é que tiveste essa percepção que havia coisas que ainda tinhas de resolver?"
"(…) não foi assim há tantos anos que me comecei a aperceber que certo tipo de atitudes que eu tinha, ou se eu estava perto de certo tipo de situações, começava a despertar em mim uma angustia terrível ou uma tristeza que eu não conseguia de certa forma perceber bem, e depois comecei-me a aperceber que tudo tinha haver com coisas que tinha passado lá atrás e que eu não tinha resolvido, e que tinha passado por cima, que não queria viver, que queria guardar e esquecer pra sempre (…)”

Foram palavras que me tocaram, palavras com que me identifiquei. Porque eu sou assim, quanto mais puder evitar um confronto, uma má situação, melhor... Sei que não devia agir assim, hoje sei que evitar más situações só aumenta o problema, depois o sofrimento é maior, aquele aperto no coração parece que custa ainda mais a desaparecer, sentimos um vazio enorme, uma dor constante. Agora eu, se tenho mágoas por resolver? Sim, diria até que tenho muitas, e ao longo daquelas palavras eu ia percebendo o vazio, a angustia e tristeza que por vezes sinto e não sabia porquê. Tenho vontade de levantar fantasmas passados, tenho uma força que me diz para tentar, para engolir o medo e o orgulho e mesmo que nada fique bem, para ao menos falar, dizer tudo o que tenho a dizer sendo bom ou mau. Se o irei fazer? Se irei perder tempo com isso? Vou pensar, vou reflectir, mas se isso fizer com que o meu bem estar volte, com que a minha consciência fique leve, talvez o faça, ou então continuarei assim, a seguir a minha vida com estas dores adormecidas até que outro dia como este apareça e me faça ponderar mais uma vez esta situação (...)

4 comentários:

  1. eu amo o Alta Definição e adorei o programa de hoje. é fantástico como o Daniel Oliveira consegue fazer as perguntas certas. venero-o!

    ResponderEliminar
  2. agora já dá querida (:
    ai mesmo, foi uma ideia fantastica, sem dúvida dos melhores programas de sempre *-*

    ResponderEliminar
  3. amo o programa é espectacular !
    também gostava de um dia simular esse programa (;

    ResponderEliminar